Como o feudalismo alterou a relação entre o homem medieval e Deus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como o feudalismo alterou a relação entre o homem medieval e Deus

Mensagem  Ash_admin em Seg Dez 13, 2010 6:23 pm



Como o feudalismoalterou a relação entre o homem medieval e Deus



Se há um elemento pelo qual a Idade Média podeser descrita é a hierofania. Tal período histórico pode ser caracterizado comoaquele em que os europeus ocidentais mais procuraram, e presenciaram, amanifestação do maravilhoso no mundo, cada aspecto da vida tinha, ou deveriater, um sentido e uma ligação com sagrado.


E exatamente essa relação com o místico e osobrenatural, e sobretudo com Deus, nosso principal interesse aqui. Nãoacostumado a pensar o abstrato, o homem medieval procurava os sinais do sagradoem sua vida terrena, vale ressaltar aqui que sagrado e profano longe de seremopostos, eram dois lados de uma mesma realidade superior.


A manifestação do sagrado no mundo concretotambém se reflete na relação do homem com Deus, marcada principalmente por umforte contratualismo, ou seja, a crença de que o homem está ligado a Deus pordireitos e deveres. Impossível não associar tal pensamento à estrutura feudalda época.


Tal “troca de favores” entre Deus e homem podeser perceptível em vários gestos e ritos da época, tão importante eram para areligiosidade medieval. A peregrinação é um deles, nela nota-se tanto o caráterpenitencial como a “prestação de favores”. De fato, na peregrinação importamais o caminho que o destino propriamente dito, assim, ao enfrentar os perigose vicissitudes da viagem não apenas salvava sua alma e de sua comunidade comotambém “obrigava” o poder divino a se manifestar.


Para finalizar vale ressaltar que essecontratualismo apresentava uma característica coletiva, ou seja, pecados evirtudes recaiam sobre a comunidade (daí a grande importância dos santos emonges que com suas boas ações intercediam pela sociedade). A partir do séculoXII ocorre uma interiorização do pensamento religioso, o contratualismopermanece, mas agora o fiel responde apenas por seus atos, há uma maior preocupaçãona forma do homem alcançar Deus, e conseqüentemente, com o mistério doDeus-homem e da trindade, abre-se a porta para a tomada de consciência doreligioso medieval.

REFERÊNCIABIBLIOGRÁFICA:
ECO,Umberto. Obra aberta. Coleção Debates. São Paulo: editora Perspectiva, 2001.
FRANCOJÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2ª edição. São Paulo:editora Brasiliense, 2010.
PASTUREAU, Michel. Símbolo.In:______LE GOFF, J., SCHIMTT, J-C.(coord.) Dicionário Temático doOcidente. Bauru: Edusc; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. 2v. V.2,p.495-510
VAUCHEZ, A. O homem à procura de Deus: formase conteúdo da experiência religiosa.In. A Espiritualidade na Idade Média.Séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. p. 160-179.

avatar
Ash_admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://testemunhosdotempo.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum