Observando como o "Sagrado" engloba o "profano" no medievo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Observando como o "Sagrado" engloba o "profano" no medievo

Mensagem  Ash_admin em Seg Dez 13, 2010 6:08 pm

Observando como o "Sagrado" engloba o "profano" no medievo




No medievo, não podemos levar em consideração a concepção de “sagrado” e “profano”adotada hoje, que os vêem como antagônicos. Na Idade Média, esses dois termossão na verdade complementares, pois “sagrado” engloba o “profano”.


Nãose conseguia observar essa oposição entre o sagrado e o profano, maspercebia-se sim uma gradação do conceito de “sagrado” que conseguia por fimenglobar todas essas terminações: Deus, anjos, homens, animais, Diabo.


Levemosem consideração também a concepção que se tinha de homem no medievo, este sendoum microcosmo, e não apenas um fragmento do Todo, mas uma réplica dele numponto menor, cada parte do seu corpo corresponde a uma parte do universo.Dentro dessa concepção podemos entender esse belicismo que o acompanhavadurante toda a sua vida. Esse embate entre o bem e o mal, em que sua alma eradisputada a todo tempo por anjos e demônios, essa luta que prolongava no planoterreno tudo que envolvia temporariamente todo o universo.


Dentrodo seu imaginário o homem medieval conseguia observar características dessasmanifestações do sagrado (hierofânia) no seu cotidiano: na celebração da missa,nas batalhas, peregrinações, cultos, etc. “A concretude da religiosidademedieval decorria dessa interpretação de mundo que via o sagrado, divino oudemoníaco por toda a parte” (Franco Jr. p.140).

avatar
Ash_admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://testemunhosdotempo.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum