O homem é plural na cultura e singular na mentalidade ...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O homem é plural na cultura e singular na mentalidade ...

Mensagem  Ash_admin em Seg Dez 13, 2010 6:00 pm

"O homem é plural na cultura e singular na mentalidade. Claro que, na longa duração histórica, o ritmo mais acelerado da primeira provocatransformações lentas na segunda, o que por sua vez gera novas mudançasculturais" (FRANCO JR. 2006, p. 138).




Acultura na época do medievo vivia em grande parte pautada no misticismo e naforte credulidade religiosa da época ”o cristianismo”, a mentalidade por suavez influenciada por essa cultura vivia a pensar o mundo de uma forma mística.



Amentalidade da época poderia ser resumidamente explicada pela visãosobrenatural do mundo que o homem do medievo possuía, o simbolismo como seuauxiliar para poder explicar aquele sobrenatural, o belicismo como a vontade dohomem medieval em participar dessa luta do bem contra o mal e o contratualismocomo a forma de se relacionar com o extra-humano.



Avisão sobrenatural do mundo naquele período estava bastante presente nasmanifestações da natureza que eram vistas muitas vezes como manifestações deDeus. Naquele período a mentalidade influencio nessa visão da natureza de certaforma que se via Deus como homem do modo que se ocorresse algo de tristeza comoa morte de um herói ou até a morte de alguém e a natureza respondesse de certaforma era considerado algo sobrehumano,místico,uma manifestação divina.É o queocorre com a morte de um herói francês Roland que pós sua morte e escrito emuma canção a sua homenagem que toda a frança chorava e que até Deus sentiu algopela morte daquele bravo herói e isso e argumentado pelo trovador pelo fato queo clima naquela ocasião estava ruim.Um outro ponto daquela visão sobrenaturalseria a cultura do sagrado que influenciou tremendamente na mentalidade que aspessoas pensavam a matar os santos vivos para se apoderar de seus ossos eexistiu até um caso de uma santa,o caso da Santa Izabel que após sua morte elafora praticamente mutilada pelos fieis antes de ser enterrada por se pensar queaquele corpo era sagrado.



Osimbolismo que faz parte da visão sobrenatural no cargo de tradutor dessasmanifestações divinas na terra servia como um auxiliar para se chegar à verdadeseria o que iluminaria o caminho entre o divino e o mortal. Uma das formas desimbolismo que podia ser visto naquele período era as associações que se faziaentre os animais no dualismo geralmente os animais que faziam mal ou homem daidade media eram tachados como símbolos do mal, o bode, o porco, o lobo e a cobraetc. e deus como os animais que ajudavam o homem como o galo, pelicano, o cervoe o cordeiro etc. O simbolismo não só influencio a visão dos seres vivos pelohomem medieval também os números tomaram essa conotação no conhecido 666 como onumero da besta.



Umdos fatores que influenciaram na cultura e mais tarde na mentalidade só quedessa vez com questionamentos foi o belicismo o eterno confronto entre o bem eo mau até o fim dos tempos.o evento do belicismo mais famoso foi as cruzadasque tiveram grande repercussão na idade media,a mentalidade da época acreditavaque todos deveriam obter a benção divina se não por vontade própria deveriamser forçados e aqueles que não fossem a favor mortos,a idéia era que Deusestava ao lado da igreja e que ele propiciaria a vitoria para aqueles queseguiam seus ensinamentos a cultura teve seu papel nessa parte na mentalidadepois sem ela não seria possível ter tantas pessoas que participaram dascruzadas nem as cruzadas das crianças por falaram que elas eram puras e quedeus não deixaria que elas morressem.



Porfim vem o contratualismo que era a idéia dos servos do demônio na terra queobteriam poderes pelo pacto com o demônio e a idéia de senhor representado comoDeus e seus vassalos como os homens, esse contratualismo era visto como umarelação de direitos e deveres como uma relação feudal e quem descumprisse essesdireitos e deveres acabariam como Lúcifer um vassalo que desobedeceu seusenhor.



Acultura na idade media tinha como base a igreja em que ela possuía um controleda mentalidade por possuir um controle da cultura em que ao passar a mudar acultura ela mudava o modo de pensar e a partir disso gerar novas mudançasculturais e mesmo que alguém tivesse uma mentalidade individual acabariacedendo ao passar dos tempos a totalidade e mesmo que não cedesse ficaria comsua idéia guardada para si.




king Equipe Testemunhos do Tempo -
avatar
Ash_admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://testemunhosdotempo.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum